Prefeitura de

Morro Grande

Bem-vindo ao Portal de Turismo do Município de Morro Grande


Morro Grande é um município com aproximadamente 3 mil habitantes situado no Extremo Sul do Estado de Santa Catarina distante 248 km da capital Florianópolis, tem sua colonização predominante com famílias de origens Italianas as quais chegaram a Morro Grande por volta de 1918 provenientes de Morro da Fumaça , Urussanga, Içara, Criciúma, foram as famílias de Jacinto, João e Paulo Biff, Pedro Dal Toé, Primo, Vitório e Hérico Daniel e Torquanto Feliciano de Bitencourt. Dentre a mata e cercados de morros, planaltos e planícies de terras férteis com rios de água pura e cristalina constituíram aqui suas famílias surgindo assim o nome de Morro Grande, elevado a categoria de município na data de 30 de Março de 1992 os colonizadores trabalharam forte para o desenvolvimento local , tendo até os dias atuais a produção de Madeira , Fumo, Arroz , Milho e Frango de Corte .
Morro Grande possui estrutura turística que somada a suas belezas naturais cinematográficas justificam plenamente uma visita.
O município possui Pousadas e Ótima Gastronomia com Restaurantes e Produtos Coloniais.
São diversas Furnas conhecidas como “paleotocas” estruturas escavadas por animais da mega fauna a mais de 10 mil anos, estruturas essas que posteriormente foram encontradas por Índios Xoklengs e Bugres que as utilizaram para abrigar-se ,são curiosidades geológicas e arqueológicas .
O Morro do Realengo é muito procurado por aventureiros, montanhistas e adeptos de uma boa caminhada, é símbolo do município um local histórico o seu acesso é pelo caminho da antiga Trilha dos Tropeiros, chamada de Serra do Pilão a qual da acesso ao Morro do Realengo e aos Campos de Cima da Serra mais precisamente a o Município de São José dos Ausentes no RS.
Os Rios com Piscinas Naturais de águas cristalinas nascem nas encostas da serra percorrendo Cânions, vales e grotas formando cachoeiras espetaculares as mais visitadas são Cachoeira do Bizungo, Cachoeira Queda do Risco, Cachoeira do Rio Pilão, Cachoeira da Pedra Branca, Cachoeira Toca do Tatu, Cachoeira do Arco Iris e as Quedas do Rio Saltinho todas atraem turistas de diversas regiões para desfrutarem um banho em meio a natureza preservada e a pratica de esportes radicais como o rapel.
Turismo Religioso também é destaque com os eventos tradicionais na Igreja Santa Cruz e no Santuário de Santa Gertrudes alem das festas tradicionais dos padroeiros nas igrejas das comunidades.
O acesso principal á cidade é a partir da BR- 101 em Araranguá seguindo pela Rodovia -SC -447 Edevar Pelegrini até Meleiro após pela Rodovia - SC-447 Angelo Dal Pont até Morro Grande, onde segui por estrada com pavimentação asfáltica até próximo aos Cânions.


Como chegar

Tempo

Segunda
26ºC / 22ºC
Terça
29ºC / 21ºC

  • 35ºC / 23ºC
  • Atual: Pancadas de Chuva a Tarde
  • IUV: 13.0

Principais distâncias

Florianópolis, SC
166 km
exibir rota ]
Porto Alegre, RS
306 km
exibir rota ]
Curitiba, PR
451 km
exibir rota ]
São Paulo, SP
844 km
exibir rota ]
Brasília, DF
1815 km
exibir rota ]
 
exibir rota ]

Telefones Úteis

Disque-Denúncia
181
Polícia Militar
190
Ambulâncias
192
Corpo de Bombeiros
193
Defesa Civil
199

Dados do Município

  • Municípios limítrofes: Timbé do Sul, Turvo, Meleiro e Nova Veneza.
  • Área: 256,42 km²
  • População: 2.918 hab. est. IBGE
  • Altitude: 90 m
  • Região Turística: Caminho dos Canyons

CONTATOS

Prefeitura Municipal de Morro Grande-SC
Fone: 048-3544-0015
adm@morrogrande.sc.br.br
Secretaria Municipal de Turismo
Fone: 048-3544-0034
turismo@morrogrande.sc.gov.br
COMTUR de Morro Grande-SC
Fone: 048-3544-0016
comturdemorrograndesc@gmail.com